Maria João Koehler, actualmente na 231ª posição do ranking WTA, cedeu na 1ª ronda diante a 18ª cabeça-de-série do qualifying do US Open 2011, a canadiana Wozniack, ex 21ª mundial e actual 134ª classificada, por duros 4-6 6-4 3-6 ao cabo de 2 horas de encontro. Maria mostrou ser sempre uma lutadora diante de uma boa jogadora, e apesar de não ter ganho na sua estreia em Grand Slams, Maria João sai com a cabeça erguida.
O jogo:
Maria começou algo nervosa como já era de esperar e demorou algum tempo a soltar-se. A portuguesa teve a perder por 1-4 diante a canadiana mas a sua enorme garra permitiu-lhe igualar a 4-4. Na altura de servir para se manter na 1ª partida Koehler não conseguiu confirmar e perdeu o seu saque e consequente set por 4-6, todavia havia boas perspectivas para a 2ª partida.
Como se previa a Maria entrou muito bem e muito forte no 2º set, conseguindo rapidamente uma vantagem de 4-1 com dois breaks de vantagem. Porém Wozniack reagiu e conseguiu reduzir até ao 4-3 mas Maria não se exaltou e avançou até ao 5-3. Maria João teve 2 set-points quando a canadiana servia para se manter no set, mas não foram aproveitados, de seguida a portuguesa tinha na mão a oportunidade de ouro de fechar o set no seu serviço. Depois de 5 set-points desperdiçados, há 6ª foi de vez, a portuguesa conseguiu fechar por 6-4 e obrigar assim a sua oponente a uma terceira e última partida.
No 3º set Maria até entrou bem quebrando de entrada o saque de Wozniack mas a canadiana virou para 1-5 e deixava a lusa em maus lençóis. Maria João ainda reduziu para 3-5 mas depois não evitou que a adversária fechasse o encontro por 3-6.
Apesar da derrota fica aqui a nota de um belo jogo por parte da portuguesa que nunca virou a cara à luta. Com certeza que irás ter muitos sucessos na tua carreira, continua a trabalhar no duro como sempre o fazes!
Muita força Maria!